Compartilhar
publicidade
publicidade
Coren interdita 2 UBSs em Juazeiro por falta de enfermeiros e infraestrutura adequada; gestão responde
A ação foi resultado de uma fiscalização feita ainda no ano passado
Yanne Vieira
Coren interdita 2 UBSs em Juazeiro por falta de enfermeiros e infraestrutura adequada
Coren interdita 2 UBSs em Juazeiro (Foto: Reprodução/Coren CE)

Nesta terça-feira (12), o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren) interditou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) João Cabral II e IV no município de Juazeiro do Norte. A ação foi resultado de uma fiscalização feita ainda no ano passado, onde foi constatado a falta de enfermeiros e condições estruturais que ofereciam risco à população e aos profissionais.

De acordo com o Coren, a primeira fiscalização ocorreu no dia 31 de setembro de 2021, onde o município foi notificado e recebeu um prazo de 30 dias para solucionar a questão estrutural e a falta de profissionais de enfermagem que, de acordo com a legislação, exercem funções exclusivas, orientam e acompanham os técnicos e auxiliares de enfermagem.

Ainda segundo o Conselho, após a abertura do processo administrativo, a gestão municipal não solucionou a situação, implicando a interdição ética das UBS’s.

A reportagem do Site Miséria entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau). Em nota, a assessoria afirmou que “já solicitou manutenção para o prédio onde funciona a Unidade Básica de Saúde do João Cabral. Os trabalhos atendem ajustes estruturais requisitados pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-CE). Para continuar atendendo a população, os serviços de enfermagem estão sendo feitos em domicílio“.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria