
Foto: Marcelo Camargo
Coronel Aginaldo Oliveira, ex-comandante da Força Nacional de Segurança mudou seu domicílio eleitoral e colocou seu nome como pré-candidato do Partido Liberal à Prefeitura de Caucaia, em 2024. Em entrevista ao Jornal O Povo, Aginaldo disse que seu nome foi confirmado em uma reunião em Brasília com o presidente de honra do PL, Jair Bolsonaro, e pelo presidente da Executiva nacional do PL, Valdemar da Costa Neto.
O presidente estadual do partido, Acilon Gonçalves, que também é prefeito de Eusébio, não confirmou, mas disse haver fortes tratativas, e que era preciso avaliar a pré-candidatura do marido da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
Com a mudança de domicílio eleitoral, Aginaldo disse que pretende lançar sua candidatura no início de dezembro de 2023. Sobre alianças, ele disse que há conversas com o diretório estadual do União Brasil, que tem como principal liderança no Estado ex-deputado Capitão Wagner.
Resta saber como o atual vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho, do União Brasil, irá reagir a essa aliança, pois ele já fez declarações de que possui intenção de se candidatar ao Executivo do município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) em 2024. Deuzinho rompeu politicamente com o prefeito Vítor Valim (PSB) após este deixar a oposição ao Governo Elmano de Freitas e se juntar à base.
Acilon é natural de Alto Santo (CE), é coronel da Polícia Militar do Ceará e ex-diretor da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Filiado ao PL, deixou o comando da Força Nacional para concorrer ao cargo de deputado federal pelo Ceará, mas não foi eleito.