Após 15 dias afastado, o presidente titular da Câmara de Juazeiro do Norte, Darlan Lobo (PTB), reassumiu os trabalhos da Mesa Diretora nesta terça-feira (25). Segundo portaria lida no Plenário da Casa Legislativa, o afastamento poderia ser prorrogado por igual período, o que não aconteceu.
O parlamentar havia solicitado, em 04 de outubro, o afastamento do cargo para evitar participação direta ou indireta na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigá-lo. Quem assumiu a presidência, de forma interina, foi o 1° vice-presidente, vereador Capitão Vieira Neto (PTB).
CPI vai investigar presidente
Tanto o afastamento quanto a abertura da CPI foram pedidos do próprio Darlan. Até o momento, a comissão – que tem como presidente, o vereador Janu (Republicanos), e relator, o vereador Dr. Victor Lacerda (PSB), – realizou três reuniões preliminares.
Na terça-feira (1°), terão início as oitivas para apurar as condutas de Darlan Lobo. De acordo com o vereador, a CPI tem como objetivo provar sua inocência, após ter sido afastado, por ordem judicial, por 180 dias. O vereador é investigado na Operação Públio Vatínio, deflagrada pela Polícia Civil, em novembro de 2021.

