Compartilhar
Publicidade
Publicidade
De advogado a relator da CPI do Motim, saiba quem é o nome do PT na disputa ao Governo do Ceará
Anunciado pelo ex-governador Camilo Santana (PT), o candidato ao Palácio da Abolição será o deputado licenciado Elmano de Freitas (PT)
Viviane Bastos
Foto: Reprodução

Neste sábado (30), o PT Ceará realizará convenção estadual, em Fortaleza, para lançar o candidato do partido ao Governo do Ceará. A opção pela candidatura própria da sigla põe fim à histórica aliança PT-PDT no estado. Anunciado pelo ex-governador Camilo Santana (PT), o candidato ao Palácio da Abolição será o deputado licenciado Elmano de Freitas (PT).

Elmano de Freitas da Costa é natural de Baturité. Filho do agricultor Francisco Feitosa da Costa e da professora Elma de Freitas da Costa, formou-se em Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC). Como advogado, atuou na defesa jurídica e política do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e foi coordenador da Rede Nacional de Advogados Populares (Renap) entre 2001 e 2009.

Elmano é filiado ao PT desde 1989. Foi secretário de Educação de Fortaleza durante a gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Apoiado por Luizianne, Elmano disputou, em 2012, a prefeitura, tendo conquistado 46,98% de votos, mas sendo derrotado pelo candidato do PDT, Roberto Cláudio, no 2° turno. Em 2020, Elmano de Freitas também disputou o cargo de prefeito, mas dessa vez em Caucaia. O petista também foi derrotado.

Em 2013, foi eleito presidente do PT em Fortaleza. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual com mais de 44 mil votos e reeleito em 2018 com mais de 68 mil votos. Na Assembleia Legislativa foi líder da bancada do PT e mais recentemente foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o destino de recursos recebidos pelas associações ligadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, a chamada CPI das Associações Militares, que culminou no pedido de indiciamento de um vereador e dois policiais por envolvimento no motim em 2020, no Ceará.

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade