Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Deputado acusa prefeito de transformar consórcio de saúde em ‘prefeitura paralela’
Na Assembleia, o deputado Marcos Sobreira denunciou o presidente do Consórcio de Saúde da Microrregião de Iguatu, Marcondes Ferraz, por falta de transparência na gestão dos recursos.
Rogério Brito
Policlínica de Iguatu - Foto: Reprodução

O deputado estadual Marcos Sobreira (PDT) denunciou o prefeito de Saboeiro, Marcondes Ferraz (PT), por má gestão do Consórcio de Saúde da Microrregião de Iguatu. Em pronunciamento na Assembleia, ele acusou Ferraz de transformar a consórcio em uma ‘prefeitura paralela’ e de implementar um ‘fura fila’ nos atendimentos, onde o presidente do consórcio supostamente define quem é prioridade.

Sobreira apontou a existência de um loteamento de cargos para pessoas que sequer trabalham no local e a escolha de pacientes que serão atendidos na policlínica de Iguatu. Segundo ele, pacientes alegam que muitas especialidades não estão sendo disponibilizadas, que a estrutura está sucateada. O tomógrafo da unidade, por exemplo, passou cerca de seis meses sem funcionar. A unidade atende pacientes de nove municípios da região.



“O consórcio está quebrado. Está falido. Denúncias corriqueiras do fura fila da sáude no consórcio, onde o presidente escolhe quem vai ser atendido na ponta. Servidores que recebem do consórcio que sequer moram no município de Iguatu”, afirmou o deputado.

Marcos Sobreira apresentou na tribuna diversos ofícios enviados à presidência do consórcio solicitando esclarecimentos sobre as acusações, além da prestação de contas dos recursos recebidos e serviços prestados. A primeira notificação foi encaminhada em novembro do ano passado e, até o momento, nenhuma resposta foi dada à Assembleia Legislativa.

“Vamos entrar com ação judicial. O Estado do Ceará é o consorciado que mais aporta recursos na unidade e está com tudo em dia. Falta transparência da presidência do consórcio. Estão desrespeitando essa Casa, o povo e a lei da transparência”, acrescentou.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade