Compartilhar
publicidade
publicidade
“Dificilmente chegaremos à meta zero”, afirma Lula sobre projeção fiscal
Para atingir a meta o governo terá que ampliar a arrecadação em ao menos R$168 bilhões.
Paulo Junior
Foto: Marcelo Camargo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nessa sexta-feira (27) que “dificilmente” o governo conseguirá cumprir a meta fiscal de déficit zero nas contas públicas em 2024. A declaração foi dada durante uma conversa com jornalistas que cobrem o cotidiano do Planalto Central. 

“Eu sei da disposição do Haddad, sei da vontade do Haddad, sei da minha disposição. Já dizer para vocês que nós dificilmente chegaremos à meta zero”, destacou o presidente.  

Lula seguiu afirmando que não deseja iniciar 2024 com cortes em nenhuma das áreas, especialmente na de infraestrutura. “Eu não quero fazer corte de investimentos de obras. Se o Brasil tiver um déficit de 0,5%, o que que é? De 0,25%. o que é? Nada. Absolutamente nada. Vamos tomar a decisão correta e vamos fazer aquilo que vai ser melhor para o Brasil”, comentou o político. 

Observa-se que o governo encaminhou para o Congresso Nacional o orçamento de 2024 com projeção de meta zero para o déficit das contas públicas. Entretanto, esse feito depende de um alargamento da arrecadação de ao menos R$168 bilhões. 

“Tudo que a gente puder fazer para cumprir a meta fiscal, a gente vai cumprir. O que eu posso te dizer é que ela não precisa ser zero. O país não precisa disso. Eu não vou estabelecer uma meta fiscal que me obrigue a começar o ano fazendo corte de bilhões nas obras que são prioritárias para este país. Eu acho que muitas vezes o mercado é ganancioso demais e fica cobrando uma meta que ele sabe que não vai ser cumprida”, finalizou o petista. 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria