
Foto: Ascom /PMJN
A demora em conseguir consultas oftalmológicas em Juazeiro do Norte foi tema de discussão na última sessão da Câmara de Vereadores, realizada na quinta-feira (6). Além do tempo de espera, foi levantada também a distribuição de óculos de grau na cidade.
Atualmente, o município conta com quatro clínicas de oftalmologia conveniadas, além do Serviço de Assistência Médica Especializada (Same). Porém, segundo relatos de moradores, os equipamentos não têm sido suficientes para suprir a demanda. Uma dona de casa, de 60 anos, que preferiu manter seu nome em sigilo, relatou que, após realizar a solicitação em setembro do ano passado, só foi atendida em fevereiro deste ano, após quatro meses. “Em outras ocasiões, cheguei a esperar mais de um ano para fazer os exames“, afirmou.
Em nota ao Portal Miséria, a Secretaria de Saúde informou que organizará um mutirão em março para reduzir a fila de espera no setor. Ainda, destacou que o município aderiu ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), desenvolvido pelo Governo Federal. “Com isso, espera-se reduzir ainda mais a fila de espera e ampliar os serviços oftalmológicos no município”, disse.
Em relação à baixa distribuição de óculos de grau, que também foi denunciado, a pasta afirmou que está revisando a política de distribuição para ampliar os recursos financeiros destinados ao programa, com o apoio dos governos federal e estadual. “Atualmente, o financiamento é majoritariamente de recursos próprios do município”, pontuou.