Compartilhar
Publicidade
Publicidade
“É possível gerar riquezas sem destruir o meio ambiente”, diz Lula após ser eleito presidente
O primeiro discurso do presidente eleito reforçou a importância da Amazônia e proteção das comunidades indígenas
Yanne Vieira
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Neste domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República com mais de 60 milhões de votos. Em seu primeiro discurso como presidente eleito, ele falou sobre a importância da preservação da floresta Amazônica e se comprometeu com a retomada da fiscalização contra ações ilegais.

Na ocasião, Lula falou sobre a necessidade de manter a Amazônia viva, “uma árvore em pé vale mais do que toneladas de madeira extraídas ilegalmente por aqueles que pensam apenas no lucro fácil, às custas da deterioração da vida na Terra”, disse.

O presidente eleito falou em defesa das comunidades indígenas através das ações de fiscalização, “vamos retomar o monitoramento e a vigilância da Amazônia, e combater toda e qualquer atividade ilegal – seja garimpo, mineração, extração de madeira ou ocupação agropecuária indevida”, pontuou.

O petista alinhou a sustentabilidade ao desenvolvimento econômico, “ao mesmo tempo, vamos promover o desenvolvimento sustentável das comunidades que vivem na região amazônica. Vamos provar mais uma vez que é possível gerar riqueza sem destruir o meio ambiente”, discursou Lula.

Lula indicou que o país está aberto à cooperação internacional para preservar a Amazônia, seja em forma de investimento ou pesquisa científica, mas reforçou a liderança e soberania do Brasil.

“Temos compromisso com os povos indígenas, com os demais povos da floresta e com a biodiversidade. Queremos a pacificação ambiental. Não nos interessa uma guerra pelo meio ambiente, mas estamos prontos para defendê-lo de qualquer ameaça”, finalizou.

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade