Foto: Carlos Gibaja/ Casa Civil
O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta segunda-feira (18), investimento de R$ 800 milhões para o Movimento Sem Terra (MST) em 2024. Durante o 34º Encontro do Movimento Sem Terra no Ceará, o gestor afirmou que o investimento deverá aumentar a organização e melhorar as vidas das famílias assentadas.
No encontro, o chefe do Executivo estadual afirmou que 2024 será um ano “muito desafiador”. “Os técnicos estão dizendo que deve ser um ano com pouca chuva. Temos que nos preparar para o ano, nós aprendemos que temos que saber conviver com a seca”, disse o governador.
Elmano anunciou dois programas que serão lançados ano que vem. No “Sertão Vivo”, serão investidos R$ 252 milhões para redução os impactos da seca, fortalecimento da agricultura familiar e no combate à fome. Já o “Paulo Freire” deverá reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares de 31 municípios cearenses.
No evento, o governador ainda defendeu o lançamento de candidaturas de pessoas ligadas ao movimento sem terra, em 2024. Segundo o petista, essa participação será importante para confrontar a extrema direita e defender os projetos do governo estadual e do presidente Lula (PT).
“[A direita] quer voltar para aquilo que ela não fez, que é a destruição do PT, do MST. […] Mas antes que ela acabe conosco, nós vamos acabar com eles, com a derrota política”, disse o petista.

