Foto: Seduc Juazeiro do Norte
Em live realizada em suas redes sociais durante esta tarde (16), o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), confirmou o pagamento da primeira parcela dos precatórios do Fundef. De acordo com o gestor, inicialmente serão beneficiados cerca de 50,2 mil professores que estão na folha de pagamento do Estado, sejam efetivos, afastados ou aposentados. O governador detalhou que a partir de 1° de fevereiro, os profissionais receberão o salário mensal acrescido do valor referente ao Fundef.
A titular da Secretaria de Educação (Seduc), Eliane Estrela, explicou que os profissionais que tem direito, mas não estão na folha de pagamento atual do estado, deverão se cadastrar em plataforma que ficará disponível a partir da próxima sexta-feira (20), no site da Seduc. Na plataforma será possível apresentar a documentação necessária ao recebimento, bem como indicar a conta para depósito, indica-se que a conta deve ser Bradesco.
No que tange a herdeiros, o protocolo deve ser aberto presencialmente na sede da Secretaria de Educação do Ceará, em Fortaleza, ou nas credes espalhadas por todo o estado. Aponta-se que a estimativa é que o primeiro pagamento repasse aos pouco mais de 50 mil beneficiados aproximadamente R$745 milhões.
Na transmissão, Eliane Estrela fez questão se citar os ex-governadores Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (sem partido), colocando-os como peças fundamentais para a liberação dos recursos. Outras duas parcelas ainda são esperadas.

