Foto: Carlos Gibaja
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta terça-feira (25), uma série de medidas voltadas para a segurança pública do Estado. Os textos serão encaminhados para Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), onde serão discutidos e votados pelos deputados da casa. O anuncio foi realizado por meio de live nas redes sociais do governador.
Entre os pedidos estão aumento do limite de horas extras para policiais e peritos, que subiu de 89 para 96 horas, gratificação para profissionais da Inteligência e gratificação para policiais penais por apreensão de arma de fogo. O chefe do executivo entregou as mensagens para o presidente da Casa Legislativa, Evandro Leitão (PT).
Na ocasião, Leitão declarou que as mensagens devem ser votadas o mais breve possível na Alece. “Nós iremos certamente, com a sensibilidade de todos os colegas deputados e deputadas, pautá-las para que, em um curto espaço de tempo, nós possamos estarmos votando“, disse.
O presidente da Casa Legislativa acrescentou que o momento requer união. “Todas [as medidas] tem impacto na segurança pública do Estado. O momento requer essa união de forças e todas essas ações ostensivas irão fortalecer e ampliar as ações de segurança no Ceará“, concluiu Evandro Leitão.
Medidas enviadas pelo Governo:
- Concessão de gratificação por apreensão por armas para policiais penais;
- Pagamento de gratificação para profissionais na área da Inteligência;
- Garantir a paridade salarial para policiais civis ativos e inativos;
- Aumento do limite de hora extra por cada profissional;
- Pagamento da Diária de Reforço Operacional para os peritos da Pefoce.

