Foto: José Wagner/ Governo do Ceará
O governador Elmano de Freitas (PT) informou, nessa quarta-feira (29), que providenciará uma série de medidas para minimizar os impactos da seca para o ano que vem. Na terça (28), ele se reuniu órgãos responsáveis para a elaboração do plano de contingência para impactos do El Niño.
Em live pelas redes sociais, Elmano lamentou o prognóstico de seca para 2024. Entre as medidas anunciadas por ele estão a obra do Ramal do Salgado, como solicitar água da transposição do São Francisco, aumentar a perfuração de poços e negociar com o Governo Federal programas de carros-pipa, se necessário.
“Infelizmente, a previsão é um ano de seca para 2024. Estamos trabalhando para apresentar ao Governo Federal uma série de medidas”, disse o governador. Precisamos nos preparar, agir, e não apenas esperar que a seca chegue. É isso que precisamos fazer, planejar as ações para reduzir possíveis danos para a população”, acrescentou.
No último dia 21, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, voltou a indicar previsão de chuvas abaixo da média no Ceará, em 2024. Os gráficos de estudos realizados pela fundação indicam o aumento na temperatura do oceano, causando o fenômeno conhecido por El Niño.
“Não há mais dúvidas, teremos uma seca no ano que vem. Não há possibilidade de termos uma boa quadra chuvosa com o cenário que temos hoje. Será impossível termos um bom aporte e deveremos trabalhar nisso, colocando em prática nossos aprendizados obtidos nos anos de seca”, disse Eduardo Sávio.

