Compartilhar
publicidade
publicidade
Elmano nomeia promotor juazeirense como procurador-geral de Justiça
O juazeirense Herbet Gonçalves Santos integrava a lista tríplice para a escolha do PGJ-CE (2026–2027) e foi o segundo mais votado, com 204 votos.
Rogério Brito
Herbet Gonçalves Santo
Promotor Herbet Gonçalves Santos | Foto: MPCE

O governador Elmano de Freitas (PT) nomeou, nesta segunda-feira (29), o promotor de Justiça juazeirense Herbet Gonçalves Santos para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ceará. O mandato terá início em 6 de janeiro e duração de dois anos. Em publicação nas redes sociais, Elmano informou que a decisão será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda.

“Desejo a ele muito sucesso na missão, e agradeço o atual Procurador-Geral, Haley de Carvalho, pelo trabalho realizado nos últimos dois anos”, escreveu o chefe do Executivo.

Herbet integrava a lista tríplice para a escolha do PGJ-CE (2026–2027) e foi o segundo mais votado, com 204 votos. A relação também contou com o atual procurador-geral, Haley de Carvalho Filho, e o procurador de Justiça Luciano Percicotti Santana.

Natural de Juazeiro do Norte, Herbet atua na Promotoria de Justiça de Combate às Organizações Criminosas. Ele ingressou no MPCE em setembro de 2014, com passagem por comarcas do Vale do Jaguaribe. Foi promovido para a entrância intermediária de Iguatu, atendendo municípios do Centro-Sul, e posteriormente para a entrância final, em Fortaleza.

Entre 2021 e 2025, se tornou presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP). Também atuou como conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça, e como membro colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), participando de comissões e grupos temáticos.

Antes de ingressar no MPCE, foi defensor público do Estado do Ceará (2012–2014) e procurador do Estado do Amapá (2009–2012). Entre 2005 e 2009, atuou na advocacia privada.

Procurador-geral

O procurador-geral de Justiça é responsável por coordenar e orientar a atuação de promotores e procuradores em todo o Estado, representar a instituição nos âmbitos judicial e administrativo, propor ações de interesse público, dialogar com os demais poderes e definir diretrizes estratégicas para o funcionamento do MPCE.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria