Compartilhar
publicidade
publicidade
Elmano poderá mudar gestão do Parque de Exposições de Crato, diz jornal
A proposta do governador visa incluir expositores ligados à agricultura familiar.
Yanne Vieira
Foto: Reprodução/Redes sociais

O Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, em Crato, pode ter uma nova gestão após 15 anos no comando da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Biorregião do Araripe (ACCOA). A informação foi divulgada nesta terça-feira (14), pelo Jornal do Cariri.

A ACCOA também comanda a Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados do Crato, que acontece todos os anos no mês de julho, dentro da programação do Festival Expocrato.

A decisão de mudar a gestão é do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) e ainda não foi anunciada oficialmente. De acordo com fontes do governo do Estado, Elmano teria iniciado a conversa sobre a troca de comando, ainda em 11 de janeiro, durante a primeira reunião com o secretariado, no Palácio da Abolição.

A responsabilidade pela articulação foi atribuída ao secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, deputado estadual reeleito. No dia 12, Moisés usou as redes sociais para reforçar o papel da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) na criação da SDA.

“Fiz questão de ressaltar um pouco da história da criação da SDA, que remete a uma negociação, em 2006, entre a Fetraece e o então pré-candidato ao governo do Estado, o hoje senador Cid Gomes. Agradeci ao governador por nos confiar a condução da política de Desenvolvimento Agrário do Ceará. Trabalho não vai faltar!”, escreveu.

Ainda de acordo com o jornal, o fechamento da medida teria acontecido durante o lançamento do programa Hora de Plantar, no dia 24 de janeiro, em Baturité. Após o evento, o secretário oficializou à Fetraece um pedido de projeto para assumir a gestão do Parque. A equipe já visitou o local, levantando informações sobre estrutura, manutenção e necessidades de reparos.

Segundo a fonte, o governador teria justificado a decisão como uma necessidade de renovação, principalmente na área que compreende o agronegócio. A proposta inclui expositores ligados à agricultura familiar e a ampliação da participação dos grandes expositores com objetivo de melhorar o volume de negócios e a qualidade da exposição agropecuária. Não há indicação de troca da empresa responsável pela área de shows.

A atual gestão

O jornal afirma que o promotor aposentado Leitão Moura iniciou articulação para reverter a decisão e manter a Accoa no comando da ExpoCrato, avaliando que a mudança repentina poderia inviabilizar a realização da festa ainda neste ano, mas pesam contra a associação reclamações de superfaturamento nos valores dos espaços negociados em 2022, que podem ter ocasionado a fuga de expositores e comerciantes.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria