Foto: Carlos Gibaja/ Governo do Ceará
O governador Elmano de Freitas (PT) reuniu, nessa sexta-feira (28), todo o secretariado estadual para apresentar o balanço do primeiro semestre e definir as projeções para o restante do ano. A segunda parte da reunião acontece neste sábado (29), onde serão traçadas três metas para cada secretaria cumprir até o fim de 2023.
Na ocasião, Elmano lamentou as perdas de receitas em virtude da mudança da lei do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no ano passado. Apesar do déficit, ele pontuou ações positivas realizadas nos primeiros sete meses de 2023. Dentre elas, o chamamento de 800 professores para a rede estadual.
“Nós estamos aqui porque passamos esses sete meses muito concentrados em iniciar o processo de construção das proposições que fizemos na época de período eleitoral. Temos, em torno de R$ 2 bilhões a menos, o que torna o início do nosso governo um pouco diferente. No entanto, não impediu que pudéssemos organizar as contas do Estado”, avaliou o governador.
Na reunião, também foram destacados o aumento no número de escolas em tempo integral; a garantia do pagamento dos precatórios do Fundef para os professores; a implantação do mutirão de cirurgias eletivas; os recursos do Governo Federal para a saúde cearense e para mais três Casas da Mulher Brasileira no Ceará; além do início da campanha Ceará Sem Fome.

