Foto: Reprodução/ TV Miséria
O jornalista e escritor Xico Sá avaliou, nesta segunda-feira (4), durante agenda em Juazeiro do Norte, o cenário político brasileiro atual. Em entrevista exclusiva à TV Miséria, ele comentou pontos como o relacionamento do governo Lula (PT) com o Congresso Nacional, a indicação de Flávio Dino ao Superior Tribunal Federal (STF) e possíveis cenários para as eleições de 2026.
Sobre a escolha de Dino para o STF, Xico pontuou que o ministro tem “o notório saber jurídico” para ocupar um assento na suprema corte. O jornalista, porém, avalia que Lula perdeu uma chance histórica de indicar a primeira mulher negra para o STF. Segundo ele, no Brasil há uma safra de juristas negras aptas a compor o colegiado do STF, resultado da política de cotas implantada nas universidades.
“A gente perde uma chance histórica, quando a gente tem uma vaga no nosso tribunal mais importante, e a gente, por uma desculpa de aliança, uma coisa ou outra, deixa de nomear uma mulher preta, que a gente tem às dúzias, inclusive por conta de uma política do governo do Lula. Depois da política das cotas a gente tem uma safra incrível”, disse à TV Miséria.
Na entrevista, o jornalista cratense falou, ainda, sobre o que chamou de enfrentamento do governo ao Congresso Nacional, além de temas como a capacidade de mobilização das esquerdas e os possíveis cenários para as eleições de 2026.
Assista à entrevista na íntegra:

