Compartilhar
publicidade
publicidade
Em lista com quatro nomes, Juazeirense é escolhido por Lula para vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça
A confirmação sairá nas próximas horas no Diário Oficial da União.
Raiana Lucas
Foto: Ascom TJCE

O desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Teodoro Silva Santos, foi escolhido pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma das duas vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A segunda vaga ficou com José Afrânio Vilela do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A lista era composta por quatro nomes. Além dos magistrados do Ceará e Minas Gerais, integravam a lista Carlos Vieira Von Adamek (TJSP) e Elton Leme (TJRJ).

Natural de Juazeiro do Norte, Teodoro Silva era o único negro a concorrer ao cargo. Nos últimos dias, ganhou o apoio massivo de políticos e juristas, especialmente do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). O governador comemorou a indicação do cearense em sua live semana na manhã desta quarta-feira (06).

A confirmação sairá nas próximas horas no Diário Oficial da União. Teodoro e José Afrânio ainda passarão por sabatina no Senado e depois do aval do Congresso Nacional, serão nomeados ministros do STJ. Os desembargadores escolhidos ocuparão as vagas do ministro Jorge Mussi, que se aposentou em dezembro de 2022, e do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, que faleceu em 8 de abril.

Segundo o TJCE, Teodoro Silva Santos é bacharel em Ciências Jurídicas, mestre e doutor em Direito Constitucional. Entrou no Tribunal de Justiça em abril de 2011, pelo Quinto Constitucional, em vaga reservada ao Ministério Público, onde passou 18 anos como promotor de Justiça e procurador de Justiça.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria