
Foto: Divulgação/Cid Gomes
Ao que tudo indica a novela envolvendo o PDT no Ceará está bem distante de observar o seu fim. No final da tarde desta sexta-feira (10), o juiz Cid Peixoto Amaral Neto, titular da 3º Vara Civil da Comarca de Fortaleza, concedeu uma liminar que anula o processo disciplinar movido pela executiva nacional do partido contra o senador Cid Gomes. Além disso, o magistrado anulou a intervenção que estava em andamento no diretório cearense, assim, Gomes retornou ao comando da legenda no estado.
Aponta-se que a liminar desta tarde é mais um capítulo na já longa trama envolvendo os grupos que atualmente buscam a hegemonia partidária. Na decisão, o juiz toma como base as ações adotadas pelo PDT nacional no último dia 27 de outubro, quando na sede da Fundação Leonel Brizola, no Rio de Janeiro, foi aprovada a intervenção no diretório local da agremiação.
Observa-se que o PDT nacional já havia, inclusive, formado a comissão interventora, o presidente seria o ex-senador Flávio Torres. Frisa-se que a decisão publicada hoje é passível de recurso, e de acordo com os indicativos de momento, o grupo liderado por André Figueiredo e Ciro Gomes irão fazê-lo.
Salienta-se que o partido ainda vive desdobramentos das eleições de 2022. Todavia, a crise vem em amplo processo de crescimento desde agosto, quando Cid Gomes foi destituído da presidência partidária no Ceará pela primeira vez.