Foto: Reprodução Instagram
Nesta segunda-feira (24), o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), esteve reunido com o vice-presidente da República e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, para discutir a produção de energia renovável e a regulamentação do hidrogênio verde. O encontro aconteceu em Brasília.
Em publicação no instagram, o governador afirmou que foi apresentado o potencial de desenvolvimento econômico e social do estado através da produção de energia renovável, “principalmente levando em consideração que temos sol e vento durante a maior parte do ano, aliado ao potencial estratégico do Porto do Pecém e a experiência logística da nossa Zona de Processamento de Exportação”, escreveu.
Ainda segundo Elmano, durante a reunião foram debatidos a regulamentação da produção do hidrogênio verde no País “para que mais empresas possam investir no Brasil nos próximos anos, fazendo crescer a economia e gerando postos de trabalho para o nosso povo”, publicou.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, o governador pontuou ter conversado também sobre como a reforma tributária pode abranger esse tema.
“Nós precisamos, fundamentalmente, garantir uma regulamentação, uma segurança jurídica, que várias políticas que já existem hoje sobre energias renováveis possam ser estendidas para o hidrogênio verde, e que a gente possa aproveitar ao máximo a zona de processamento de exportação, no Porto do Pecém, e a parceria que já existe no plano internacional com o Posto de Roterdã“, explicou ao Diário do Nordeste.
Elmano citou, ainda, a possibilidade de integração de famílias pobres no plano de geração de energia renovável do estado, através do hidrogênio verde.
Ainda de acordo com o jornal, ficou encaminhada uma reunião com o secretário Extraordinário da Reforma Tributária Bernardo Appy, para apresentar as discussões sobre o hidrogênio verde no âmbito fiscal.

