Nova sede da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte (Foto: Josimar Segundo)
Um estudo elaborado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (PROEX/UFCA), fez um levantamento de todas as atividades realizadas pelos Vereadores de Juazeiro do Norte como sessões presentes, produção legislativa e despesas do legislativo no ano de 2021.
De acordo com o estudo, ocorreram 90 sessões legislativas, sendo 77 ordinárias, correspondente às atividades normais da câmara, e 13 extraordinárias, que geralmente ocorre durante o recesso parlamentar ou fora dos dias em que as atividades parlamentares não são realizadas.
O levantamento mostra o Vereador Sargento Nivaldo (PTB), como o que mais frequentou as sessões com 88 presenças, seguido por Bilinha (PMN) com 87, Ivanildo Rosendo (MDB) com 86, Jacqueline Gouveia (MDB) e Lucas do Horto com 85 presenças cada um.
Os mais faltosos, ou seja, os vereadores que menos participaram das sessões foram David Araújo (PTB) com apenas 7 presenças e 83 faltas; Beto Primo (PSDB), que faltou 30 vezes e Capitão Vieira (PTB) com 29 faltas.
O estudo ressalta que não foram encontrados dados de frequências de Márcio Joias (União Brasil) e José João Alves de Almeida, conhecido como Lunga (PSB).
Foram analisadas, as produções legislativas, que corresponde ao indicativo de proposições e matérias como Projeto de lei ordinária, Projeto de decreto-legislativo, Requerimentos, Emenda, Projeto de resolução, Moção e Projeto indicativo de lei feito por cada um dos parlamentares em 2021.
O Vereador Raimundo Jr. (MDB), realizou um total de 329 proposituras no ano passado. Ele é seguido pelos Vereadores Rafael Cearense (Podemos) com 298, Jacqueline Gouveia 285, Bilinha 273 e Ivanildo Rosendo com 221 proposições.
Foi levantado também os parlamentares com menos atividades legislativas registrada. Lunga lidera com 21 proposituras, Beto Primo com 24 e David Araújo 27. Também foram contados os vereadores suplentes que assumiram temporariamente o mandato após alguns parlamentares serem afastados pela justiça, Auricelia Bezerra (PTB) com 6 e Jesualdo Duarte (PSDB) com 5 atividades.
Ainda no mesmo o ano, a folha de pagamentos da câmara alcançou a marca R$ 10.495.641,72. O total de gastos em geral, incluindo salários, viagens e outras atividades, foram um valor de R$ 14.852.199,60.
O estudo foi realizado pelo Programa de Extensão “Cariri Consciente” utilizando de números retirados do Portal da Transparência da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte e baseado em sua totalidade no ano de 2021.

