Foto: Nicolás Leiva
O PSB está prestes a oficializar o apoio da legenda ao governo Elmano de Freitas (PT). Esse processo se dará através da mudança na direção estadual da sigla, já que em articulação feita pelo ministro da Educação, Camilo Santana, junto à lideranças estaduais e nacionais do PSB, Eudoro Santana deverá retornar ao comando da legenda no Ceará. Eudoro já presidiu o PSB em outras oportunidades, e a expectativa é que até o final de agosto esteja nome novamente na presidência estadual do partido.
Salienta-se que Eudoro é pai do ministro Camilo Santana. Em manifestação feita pelo atual presidente do PSB, Sérgio Rufino assegurou que o ambiente de mudança é harmônico e que não existe nenhuma aresta a ser aparada. Ele observou, ainda, que a chegada de Eudoro à presidência deve ampliar a consistência da aliança que vigora entre PSB e PT.
Pondera-se que o partido espera que esse reagrupamento se reverta em um crescimento do número de prefeitos filiados à sigla, bem como em robustez para a disputa de 2024. Explica-se que, apesar de compor o governo federal, sendo ponto importante da aliança que mantém o governo Lula (PT), estatualmente o PSB não apoiou a candidatura de Elamno de Freitas ao Palácio da Abolição. Nessa linha, indica-se que desde o resultado do processo de 2022, a sigla vinha evitando pronunciar-se sobre o endosso direto à administração do petista.
Entretanto, frisa-se que a aproximação já vinha desde o começo da gestão, já que há quadros do PSB no conjunto de alianças governista. O futuro presidente do PSB Ceará também foi recentemente contemplado com a Medalha da Abolição, honraria concedida pelo Governo do Estado.

