Evandro Leitão é o atual presidente da Alece. Foto: Divulgação/ Alece
O deputado estadual Evandro Leitão (PDT) foi reconduzido, nesta quarta-feira (1), à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Pela primeira vez na história do Legislativo cearense, o plenário elegeu – em votação aberta – os parlamentares que vão compor a Mesa Diretora para o biênio 2023-2024. A chapa única foi eleita por unanimidade, com 46 votos favoráveis.
Além de Evandro Leitão, a nova Mesa empossada é formada pelos deputados Fernando Santana (PT), 1º vice-presidente; Osmar Baquit (PDT), 2º vice-presidente; Danniel Oliveira (MDB), 1º secretário; Juliana Lucena (PT), 2ª secretária; João Jaime (PP), 3º secretário; e Oscar Rodrigues (União), 4º secretário.
Durante a posse dos deputados eleitos em 2022, Evandro Leitão destacou o trabalho legislativo dos últimos dois anos e adiantou planos para a Casa. Ele ainda defendeu que deputadas e deputados trabalhem com afinco, com tratamento igualitário, independentemente de coloração partidária ou preferências ideológicas.
“Manteremos o diálogo altivo e harmônico com os poderes constitucionais – Executivo e Legislativo -, com o Ministério Público, órgãos de imprensa e todas as instâncias da sociedade civil, fortalecendo e ampliando as parcerias existentes e encetando outras, numa grande ciranda em defesa da gente cearense”, ressaltou o presidente.
Nova configuração
Com a posse dos 46 deputados estaduais, o PDT segue com maior número de parlamentares (13), seguido pelo PT (8). PL e União Brasil vem na sequência com quatro representantes em cada legenda. Ao todo, 14 partidos conquistaram assentos para o período 2023-2026.

