Compartilhar
Ex-prefeito petista anuncia saída do partido e apoio a Ciro após presença em ato da oposição no Cariri
Geovane Guedes classificou como precipitada a abertura do processo ético-disciplinar contra ele e confirmou que irá se desfiliar para apoiar a pré-candidatura de Ciro Gomes ao governo do Ceará.
Rogério Brito
Ex-prefeito de Araripe, Geovane Guedes, fazendo o L em referência a Lula
Ex-prefeito de Araripe, Geovane Guedes, fazendo o L em referência a Lula | Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Araripe, Geovane Guedes (PT), se posicionou nesta terça-feira (10) sobre o processo ético-disciplinar aberto pelo direção estadual do PT após ter participado de um evento com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB), no último sábado (7), em Juazeiro do Norte. Ele classificou como precipitada a decisão e confirmou que irá se desfiliar para apoiar a pré-candidatura do tucano ao governo do Ceará.

Como noticiado anteriormente, a presença de filiados petistas no ato levou a executiva estadual do PT a considerar a participação incompatível com a condição de filiado, anunciando a abertura de processo disciplinar. Ao portal M1/Miséria, Geovane afirmou que não foi procurado previamente pela direção partidária e que a medida foi tomada sem que houvesse qualquer diálogo.

“Achei muito precipitada, instaurar o procedimento sem ao menos me ouvir antes, saber da minha motivação, mas estou muito tranquilo, e já decidi que vou me desfiliar do PT e abraçar a candidatura de oposição. […] Continuo votando no presidente Lula”, afirmou.

LEIA MAIS | PT abre processo disciplinar contra ex-prefeitos que participaram de ato com Ciro no Cariri

O ex-prefeito explicou que, apesar de apoiar Ciro na disputa estadual, seguirá como eleitor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição nacional. Geovane destacou que sua decisão tem relação direta com o cenário político local em Araripe e com o rompimento político com o atual prefeito do município, Zé Gordinho (PT), a quem acusou de traição. Além disso, o prefeito é apoiador do governador Elmano de Freitas (PT).

“O atual prefeito de Araripe, que é do PT, hoje é meu maior adversário. Eu que lancei candidato e fui fundamental na sua vitória, e me traiu com pouco tempo de gestão. Já é certo que o mesmo apoiará Elmano. Em hipótese nenhuma estarei no mesmo palanque do prefeito”, completou.

Dariomar de Altaneira

Além de Geovane, o procedimento disciplinar anunciado pelo PT também cita o ex-prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), que igualmente participou do evento da oposição em Juazeiro do Norte. A reportagem tentou contato com Dariomar, mas ele não atendeu às ligações até o fechamento da matéria.

Assim como em Araripe, Dariomar vive um contexto de disputa política local. Seu principal grupo adversário é liderado pela prefeita de Altaneira, Késia Alcântara (PSB), também aliada de Elmano. Nos bastidores, o ex-prefeito também demonstra insatisfação com a base governista após não ter sido contemplado com espaço na estrutura do governo estadual depois da derrota de seu grupo nas eleições municipais de 2024.

LEIA TAMBÉM |PSB ameaça expulsar vereador de Juazeiro do Norte que homenageou Ciro Gomes

Compartilhar
Comentar
+ Lidas