Foto: Tiago Stille/ Governo do Ceará
O cearense Fernando Piúba, ex-secretário de Cultura do Ceará nas gestões de Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (sem partido), foi anunciado nesta segunda-feira (2) para assumir a Secretaria-Executiva de Formação, Livro e Leitura, do Ministério da Cultura (MinC), que tem como titular a artista Margareth Menezes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, através de decreto publicado no domingo (1º), a reconstituição do Ministério da Cultura e indicou a criação de duas novas diretorias na pasta em que Piúba assumirá: a de Educação e Formação Artística, e a do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.
Sob o comando do cearense, a secretaria tem como principais competências a democratização do acesso ao livro, à leitura e à literatura, com projetos e programas que potencializem a arte literária de todo o país. De acordo com o decreto, a atuação junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas também é de atribuição da Secretaria.
Fernando Piúba possui um histórico no MinC. Entre os anos de 2009 e 2011, ele assumiu função similar, onde foi diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Já entre os anos de 2012 e 2013, foi diretor de Leitura, Escrita e Bibliotecas no Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe, organismo internacional ibero-americano e intergovernamental.
Durante gestão de Camilo Santana, ocupou o cargo de Secretário de Cultura ainda no primeiro mandato do ex-governador e permaneceu no posto até o final do mandato de Izolda Cela.

