Fernando Santana será o presidente da CPI da Enel. Foto: Alece
Em pronunciamento realizado na manhã desta terça-feira (28), o deputado estadual Fernando Santana (PT) informou que estava realizando o processo final de protocolação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a Enel Ceará. Santana confirmou, ainda, que o protocolo está sendo efetivado com a anuência de todos os 46 membros do parlamento cearense.
Ao confirmar a protocolação, Fernando realizou um preâmbulo do processo anterior ao momento atual. O deputado afirmou de modo categórico que a empresa presta um péssimo serviço aos moradores do Ceará. Lembrou, ainda, que a empresa realizava cobranças indevidas aos provedores de internet, em face do uso dos postes de sua rede. Segundo ele, essa situação foi inclusive reconhecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Durante o discurso na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE), o parlamentar do PT também observou que as questões ligadas a Enel foram levadas ao conhecimento do Ministério de Minas e Energia e também da Aneel. Ao falar da Aneel, Fernando ponderou que o órgão estaria cobrando explicações da empresa, porém, foi enfático ao dizer que quando esteve na sede da entidade sentiu-se em um espaço preparado para defender a empresa.
Nessa linha, disse que iria levar à Brasília a necessidade de se questionar e ouvir representantes da Aneel no Congresso Nacional. Ao finalizar o ponto, afirmou que “a Aneel é um puxadinho da Enel”.
Com o pedido de CPI apresentado e protocolado é necessário aguardar o processo de tramitação, que ocorre junto a mesa diretora da Casa Legislativa, a fim definir se haverá ou não a instauração da comissão. Lembra-se que atualmente existe uma perspectiva de que a Enel venda os seus ativos no estado, em processo semelhante ao que foi feito em outras Unidades da Federação.

