Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Fortaleza: PT tenta construir consenso em torno de Evandro Leitão antes do encontro deste domingo, 21
Os delegados da ex-prefeita Luizianne Lins são contrários que a deputada federal retire sua pré-candidatura antes do encontro deste domingo (21).
Paulo Junior
Evandro Leitão e Luizianne Lins. (Fotos: Reprodução)

Prestes a definir quem será o candidato do partido na disputa pela prefeitura de Fortaleza, o PT usa as últimas horas antes do encontro deste domingo (21) para buscar consolidar um consenso em torno do nome do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o deputado Evandro Leitão (PT). O presidente da Alece conseguiu a maioria dos delegados na votação que ocorreu há uma semana, ele soma 118 dos 200 delegados que eram possíveis.

As articulações do partido, todavia, encontram dificuldades entre os delegados da ex-prefeita Luizianne Lins. Eles se reuniram nessa sexta-feira (19) para debater o posicionamento que adotaram no encontro de amanhã (21). Luizianne somou 58 delegados, e eles discordam que ela abra mão da disputa para apoiar o nome de Evandro Leitão.

Indica-se que a chapa de Luizianne foi a que obteve isoladamente o maior número de votos e delegados, entretanto, o presidente da Alece conta com quatro chapas que o apoiam, o que faz com que ao somar o resultado de todas ele assuma a dianteira na corrida pela indicação. Além de Luizianne e Evandro, também são pré-candidatos Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar, eles obtiveram 20 e 4 delegados respectivamente.

Pontua-se que Larissa e Guilherme também já pontuaram que não há uma ação definida sobre a retirada de suas pré-candidaturas antes do encontro em prol de um endosso direto à Evandro Leitão. No entanto, os dois devem se reunir com seus grupos ainda neste sábado (20).

Internamente o líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT), defende que Evandro seja o candidato do petismo, mas, ele também enxerga como difícil uma composição de consenso até o encontro do domingo. “O ideal pra mim seria que, com base na composição das chapas, chegássemos domingo indicando o nome da maioria dos delegados, porque sinalizaria a unidade do PT. O ideal seria isso. Porém, na política, nem sempre o ideal se realiza”, declarou ele.

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade