Glêdson Bezerra, prefeito de Juazeiro do Norte. Foto: Guto Vital / Portal M1.
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), fez um balanço do seu quinto ano de mandato. Em vídeo publicado nas redes sociais na última quinta-feira (1º), o gestor destacou a conquista do Selo Ouro de Transparência do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), o índice 9,55 no Previne Brasil, e a posição como a cidade do interior cearense que mais gerou empregos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
No entanto, a maior parte da análise foi dedicada à gestão fiscal. Nesse ponto, citou o pagamento de mais de R$ 5 milhões em dívidas de gestões anteriores apenas em 2025. “Mais uma vez eu desafio os meus opositores a apontarem qualquer credor que não esteja recebendo os pagamentos rigorosamente em dia. Porque calote não combina com a nossa gestão”, afirmou.
O chefe do Executivo municipal também enfatizou o reconhecimento de Juazeiro do Norte como o município com melhor gestão de recursos públicos da região do Cariri, segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2025, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Cobranças
Glêdson voltou a exigir publicamente os repasses do Governo do Ceará. Segundo ele, o governo Elmano (PT) deve mais de R$ 14 milhões aos cofres da cidade, referentes a convênios firmados há mais de três anos para construção e reforma de equipamentos públicos.
De acordo com o prefeito, os recursos são necessários para ampliar as políticas públicas e melhorar os serviços oferecidos. “Enquanto isso, o Estado acumula empréstimos bilionários. A linha é pra quê? Para custeio. E o nosso Estado convive com problemas gravíssimos na área da saúde e enfrenta a maior crise da sua história na área da segurança”, criticou.
Entregas em 2026
No pronunciamento, o gestor ainda citou as entregas previstas para 2026. Entre elas estão a nova etapa do Programa de Saneamento e Infraestrutura Urbana de Juazeiro do Norte (PSIU Juazeiro), investimentos na zona rural, a conclusão de sete escolas e a inauguração do Hospital do Amor.
O prefeito também mencionou como meta os avanços nas obras do Centro Avançado de Desenvolvimento Cognitivo e do Complexo Esportivo.
Confira vídeo:
Ver essa foto no Instagram