Fórum de Governadores para discutir a reforma tributária. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Os chefes dos executivos estaduais de todo o país reuniram-se em Brasília nessa quarta-feira (24) para participar do fórum de Governadores. De acordo com informações divulgadas à imprensa, a maior parte dos debates esteve direcionada a reforma tributária, que atualmente tramita no Congresso Nacional, e aguarda a manifestação do relator da matéria na Câmara dos Deputados, o parlamentar Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
Eduardo Leite (PSDB-RS), governador do Rio Grande do Sul, ao comentar a temática, declarou que “a maioria é favorável. É importante deixarmos isso claro”. Porém, defendeu um debate amplo acerca dos impactos econômicos que as unidades da federação poderão sentir. O gaúcho acrescentou que os governadores não têm interesse em uma aprovação acelerada e sem discussões densas sobre o texto, especialmente no que tange ao Imposto de Valor Agregado (IVA) e aos fundos de participação.
Governador do Piauí, Rafael Fontelles (PT), observou que haveria um apoio conceitual entre os participantes do evento, porém, frisou que maiores tensionamentos e observações só poderão ser realizadas após a finalização do texto pelo relator. Pontuações semelhantes foram feitas por Ronaldo Caiado (UB-GO).

