Compartilhar
publicidade
publicidade
Governo do Ceará firma parceria para capacitar mulheres na área do saneamento
As vagas serão direcionadas às pessoas acompanhadas pela Casa da Mulher Brasileira
Cícero Dantas
Foto: José Wagner

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Ambiental Ceará assinaram, nesta terça-feira (4), um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria das Mulheres do Governo do Ceará para capacitar mulheres para que sejam empreendedoras na área do saneamento. As vagas dos cursos profissionalizantes serão direcionadas às pessoas acompanhadas pela Casa da Mulher Brasileira, nas 24 cidades das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri atendidas pela Parceria Público-Privada (PPP).

Os cursos profissionalizantes serão ofertados por meio do projeto Mãos e Obras, desenvolvida pelas empresas da Aegea – companhia líder em saneamento privado no Brasil e controladora da Ambiental Ceará, parceira da Cagece. De acordo com o governo, o programa visa contribuir para que os serviços da área de saneamento sejam executados com qualidade e também estimular a economia local.

É preciso quebrar a visão de estereótipos e gêneros dentro do ambiente de trabalho. Sempre que me reúno com os prefeitos para tratar sobre o programa Ceará Por Elas, destaco a PPP de esgoto, os investimentos em saneamento básico, a importância da licença social e o papel das mulheres nesse processo. Em um país onde o retrato das famílias tem as mulheres como chefes, ter essa parceria para incluí-las cada vez mais em outras áreas é muito importante. Assim, estaremos preparando as mulheres para entrar nesse mercado”, afirmou a vice-governadora do Ceará, Jade Romero.

A iniciativa vai ofertar cursos profissionalizantes que preparem as alunas para empreender e entrar no mercado de trabalho. Foto: José Wagner

Para diretor de Gestão de Parcerias da Cagece, Luciano Arruda, a iniciativa vai ao encontro do esforço do Governo do Ceará para qualificar a mão de obra feminina e incluí-las no mercado de trabalho. De acordo com o Arruda, a Cagece irá disponibilizará seus laboratórios para aulas práticas, realização de pesquisas e projetos de inovação. A companhia também promoverá palestras, oficinas e ações para fortalecer as capacitações.

No nosso caso, que é a universalização do esgotamento sanitário, nós precisamos incluir e oferecer às mulheres cearenses a oportunidade de trabalhar nessas frentes de serviço, que se multiplicam por todos esses 24 municípios da PPP, que a Cagece e a Ambiental Ceará tocam para dar cumprimento à Lei do Marco regulatório do Saneamento. Para que cumpramos o objetivo da universalização do esgotamento sanitário e, desta feita, também a inclusão da mão de obra feminina qualificada e preparada para esse grande desafio”, complementou Arruda.

As primeiras turmas ofertadas serão para o curso técnico de Instalações Sanitárias. Serão contempladas cerca de 50 mulheres, divididas entre as duas macrorregiões atendidas pela Ambiental Ceará, por meio da PPP com a Cagece. Ao final da formação, elas estarão aptas a atuar como bombeiras hidráulicas e realizar ligações de rede doméstica em sistemas de esgotamento sanitário.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria