Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O governo federal apresentou nessa sexta-feira (17) a proposta inicial de aumento para o funcionalismo público. O executivo nacional propôs que o incremento na remuneração dos servidores do âmbito federal seja de 8%. Após a apresentação do percentual pretendido pela administração, as organizações de classe e entidades representativas debaterão o assunto, a fim de consolidar posição.
Além do aumento de 8%, a medida também aponta com o um reajuste de 43% no valor do vale-alimentação, neste significa uma correção de R$200 apenas nos valores de vale-alimentação, que estão sem reajuste desde 2016. Aponta-se, ainda, que a proposta de correção apenas salarial ficou abaixo do que era desejado pela categoria, que buscava 9%. Todavia, é superior ao que foi oferecido em 2022 pelo governo Bolsonaro (PL), que no período conformou 5% de acréscimo.
Indica-se que neste momento os debates estão abertos. Logo, é possível que as organizações sindicais conduzam alguma contraproposta. No entanto, se o valor desejado pela equipe econômica de Lula (PT) se mantiver espera-se que o aumento dos salários represente um impacto de R$11,2 bilhões.

