Compartilhar
publicidade
publicidade
Governo Federal relança Pronasci com foco em violência de gênero
O Pronasci estabelece políticas e ações de proteção promovendo direitos humanos e intensificando uma cultura de paz
Clara Karimai
Foto: Tom Costa/MJSP

Nesta quarta-feira (15), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, relançou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O programa visa articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade.

De acordo com o Governo Federal, uma das metas do Pronasci está no aperfeiçoamento das estruturas de segurança, como as delegacias especializadas de Atendimento para Mulheres e a Patrulha Lei Maria da Penha, que deverão receber 270 viaturas novas até o final de março.

O Pronasci estabelece políticas e ações de proteção aos grupos sociais mais vulneráveis, buscando a promoção dos direitos humanos, intensificando uma cultura de paz, de apoio ao desarmamento e de combate aos preconceitos de gênero, etnia, orientação sexual e diversidade cultural.

O Pronasci

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania nasceu originalmente em 2007, no segundo governo Lula, e é uma execução da União em regime de cooperação com estados, Distrito Federal e municípios, mediante projetos e ações de assistência técnica e financeira.

Um dos eixos prioritários do Pronasci é a implementação de políticas públicas que promovam a igualdade racial e o combate ao racismo estrutural, o enfrentamento da pobreza, da fome e das desigualdades, além do enfrentamento da violência contra a mulher.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria