Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Governo lança Plano Nacional de Turismo e planeja mais de 8 milhões de visitantes internacionais para o país
O documento foi lançado em evento no Rio de Janeiro, e define metas para o setor até 2027.
Paulo Junior
Foto: Fernando Frazão

Com foco no período definido entre 2024 e 2027, o Plano Nacional de Turismo (PNT) foi lançado no Rio de Janeiro nessa sexta-feira (9). O documento estabelece algumas metas para o setor, como a ampliação das viagens nacionais, fazendo-as atingir a marca de 150 milhões de deslocamentos efetuados. O PNT também projeta atingir a marca de 8,1 milhões de turistas internacionais visitando o país, o que tem potencial para gerar receitas de mais de 8 bilhões de dólares.

O plano se debruça também sobre o emprego, e define que o Brasil deve gerar até 2027 cerca de 3 milhões de empregos formais, somente no setor turístico. “Estamos muito animados com os resultados do turismo brasileiro. Já passamos de 50 mil novos empregos gerados desde 1º de janeiro de 2023”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil).

Frisa-se que o PNT tem uma série de princípios estabelecidos: cooperação e regionalização, desenvolvimento e inserção produtiva de pessoas, sustentabilidade, inovação e transformação digital, além da democratização do acesso ao turismo.

Pondera-se, ainda, que o documento lançado ontem (9) também institui ao menos 20 programas e projetos setoriais. Desta forma, as metodologias de operação de cada um dos eixos propostos será feita de modo participativo, e integrando sociedade civil e demais instâncias do poder público. O PNT também mostrou-se alinhado com as questões entorno das mudanças climáticas e com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade