
Encontro aconteceu em Fortaleza no último sábado (29). Foto: Felipe Coimbra Azevedo.
A apuração das urnas do Processo de Eleições Diretas (PED) 2025 em Fortaleza confirmou o desempenho expressivo da chapa Campo Democrático, ligada ao deputado federal José Guimarães. O grupo obteve mais de 2.800 votos.
A legenda será comandada pelos grupos Campo Popular e Campo Democrático. Antônio Carlos foi eleito presidente municipal, com 6.088 votos. Mari Lacerda recebeu 1.499 votos, e Eudes Baima, 219. No total, 8.633 filiados compareceram aos 16 locais de votação neste domingo (6).
Os números apontam presença significativa do grupo de Guimarães em regiões estratégicas da capital e também na Região Metropolitana. Em municípios como Maracanaú e Eusébio, o grupo saiu vitorioso e ficará à frente dos diretórios locais do PT.
No plano estadual, Antônio Conin foi reeleito com 6.239 votos, contra 1.635 de Adriana Almeida. Para a presidência nacional do partido, Edinho Silva — apoiado por Lula, pelo ministro Camilo Santana, pelo governador Elmano de Freitas, por Guimarães e pelo prefeito Evandro — foi o mais votado em Fortaleza, com mais de 4 mil votos.
Entre as chapas concorrentes ao diretório municipal, a do deputado José Airton obteve 500 votos; a da Resistência Socialista, liderada por Guilherme, teve 700 votos; e a do Campo Democrático, de Guimarães, somou 2.800 votos.
Os dados do PED nos demais municípios cearenses ainda serão divulgados nos próximos dias.