Guimarães recebe do vereador Barbosa Neto a Comenda Padre Cícero | Foto: Aerlon Avelino
O deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo Lula na Câmara, afirmou nesta sexta-feira (14) que vê “com absoluta naturalidade” a possibilidade de Ciro Gomes (PSDB) disputar o governo do Ceará em 2026 pela oposição. A declaração foi dada durante agenda em Juazeiro do Norte, após o parlamentar receber homenagens na Câmara Municipal.
“Eu vejo isso com absoluta naturalidade. Quem quer ganhar a eleição não pode ficar escolhendo adversário. […] Se ele [Ciro] for o candidato, nós estamos preparados para ganhar a eleição com o Elmano de Freitas”, disse Guimarães.
O deputado lamentou ainda as recentes declarações de Ciro, que tem feito críticas recorrentes ao ministro da Educação, Camilo Santana, e ao governador Elmano de Freitas (PT). Guimarães também comentou a aproximação do ex-ministro com setores da direita, classificando o movimento como “esquisito”.
“Eu fico triste. Porque até um dia desse ele era um dos grandes aliados nossos aqui no Ceará. O ser humano tem suas histórias, tem seus legados. Então, eu fico triste, mas, encaro com naturalidade. Vamos fazer uma disputa grande”, afirmou o pré-candidato ao Senado.
“Eu vejo tanta coisa esquisita na política brasileira que a gente fica, às vezes, eu estou falando, poxa, a gente tem uma história. Eu sou uma pessoa de esquerda, do campo progressista. A direita tem o direito de se organizar. Agora, quando eu vejo o nosso migrando para lá, eu fico triste”, acrescentou.
Homenageado pela Câmara
A visita de Guimarães ao município ocorreu durante a solenidade em que ele recebeu o Título de Cidadão Juazeirense e a Comenda Padre Cícero na Câmara Municipal. As honrarias foram concedidas por iniciativa do ex-vereador Adauto Araújo e do vereador Barbosa Neto (PT).
Guimarães agradeceu publicamente aos autores das homenagens e também ao prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), que participou do processo de aprovação da primeira concessão do título, ainda em 2010.

