
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, irá apresentar no fim da tarde desta quarta-feira (29) ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), a proposta do governo para o novo arcabouço fiscal. A reunião, que deve contar com a presença dos líderes dos partidos da casa parlamentar, acontecerá na residência oficial ocupada por Lira, em uma área nobre de Brasília.
O arcabouço fiscal em foco deverá substituir o atual teto de gastos, considerado ineficiente pelo atual governo. Dessa forma, a nova regra deverá estabelecer critérios para os gastos e para o endividamento público.
Inicialmente Haddad apresentaria a nova regra após a viagem de Lula à China, o ministro era parte da comitiva. Contudo, com o adiamento por questões de saúde do presidente, o Ministério da Fazenda optou por adiantar a agenda. Assim, após levar a proposta para Lira, Haddad discutirá o projeto com o presidente do Senador, Rodrigo Pacheco (PSD), em reunião marcada para esta quinta-feira (30).
A tramitação da nova regra fiscal é considerada um dos principais testes do primeiro semestre no que tange a construção da base de sustentação do governo, já que a aprovação da PEC exigirá ampla maioria.