Deputado estadual Davi de Raimundão. (Foto: Divulgação)
Nesta terça-feira (9), a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) começou a discutir um projeto de lei que visa incluir mais 10 cidades na região metropolitana do Cariri. De autoria do deputado Davi de Raimundão (MDB), o projeto prevê ainda, a formalização de Juazeiro do Norte como sede da região, além da criação de um Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Cariri. A informação foi divulgada pelo Diário do Nordeste.
Atualmente, a região é composta por nove municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri. Essa formação foi criada em 2009, pelo então governador Cid Gomes, e aprovada pela Alece para reduzir as disparidades econômicas e sociais entre a capital e o interior, e minimizar o desenvolvimento desigual do triângulo CRAJUBAR.
No projeto, os 10 municípios indicados para compor a região são:
Altaneira
Assaré
Aurora
Barro
Brejo Santo
Lavras da Mangabeira
Mauriti
Milagres
Porteiras
Potengi
No texto, o deputado justifica a inclusão: “Não se trata de desmerecer qualquer outra região, agrupamento ou microrregião limítrofe, nem de excluir ou simplesmente incluir nominalmente qualquer outra unidade da Federação Brasileira”.
Ainda de acordo com a proposta, é prevista, em até dois anos, a criação do Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Cariri, a contar da promulgação da Lei Complementar.

