Foto: Eri Nunes
Em evento realizado nesse final de semana, a ex-governadora do Ceará Izolda Cela (PSB) foi oficializada como pré-candidata a prefeita de Sobral. A divulgação do nome de Izolda foi feita pelo atual prefeito da cidade, Ivo Gomes (PSB), ao lado o senador Cid Gomes (PSB). Já havia inúmeras especulações em torno da ex-governadora, Ivo e Cid já haviam, inclusive, afirmado que consideravam ela “a candidata natural” para o pleito de 2024.
Agora de fato como pré-candidata, Izolda afirmou que sentia-se “muito honrada”, e pontuou que trata-se de “um grande desafio”. Em entrevista concedida ao portal de O Povo, ela destacou que o momento pré-eleitoral ainda é de análise da situação, a fim de fazer o melhor diagnóstico do contexto que se apresenta para a disputa deste ano.
Izolda deixou a secretaria executiva do Ministério da Educação (MEC) em 3 de junho, às vésperas do final do prazo que obriga a desincompatibilização para concorrência nas eleições 2024. Segundo o regimento eleitoral, pessoas em cargos de confiança e que desejam disputar o executivo devem ser exonerados no máximo quatro meses antes do pleito.
A pré-candidata em Sobral também já atuou como secretária de educação da cidade, além de ter sido por anos a titular da secretaria estadual de educação, foi também vice-governadora durante a administração de Camilo Santana (PT). Em 2022 assumiu o governo em abril, ficando até o final daquele ano. Em 2023 chegou ao MEC.

