Compartilhar
publicidade
publicidade
Jô Farias pede licença da Alece e mantém Guilherme Sampaio como deputado estadual
Guilherme Sampaio já está há 11 meses como deputado estadual.
Paulo Junior
Fotos: Alece

A deputada estadual Jô Farias (PT) solicitou licença e ficará afastada do cargo por 120 dias, com isso, o suplente de deputado estadual Guilherme Sampaio (PT) seguirá cumprindo mandato na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Guilherme está como parlamentar há 11 meses, como resultado de um rodízio dos deputados que fazem parte da federação liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT-PCdoB-PV), eles vêm seguidamente solicitando licenças e assegurando a continuidade dele na casa legislativa.

Nessa linha, destaca-se que o primeiro a se licenciar foi o deputado estadual Fernando Santana (PT), ainda em março de 2023, fazendo com que Sampaio pudesse se assentar na Alece. Com o retorno de Santana, foi a vez de Júlio César Filho (PT) ausentar-se do parlamento cearense, ele foi seguido por Alyson Aguiar (PCdoB), que retornou para Alece na última segunda-feira (26), mesmo dia em que a licença de Jô teve início. Desta forma, o presidente do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio, foi automaticamente mantido.

Indica-se que as licenças precisam ser aprovadas pela presidência do legislativo estadual. Pontua-se que a ausência da petista foi justificada como para tratar de “questões pessoais”. Nestes contextos, durante o afastamento da função parlamentar o político não recebe salário, o valor é destinado ao suplente que de fato está exercendo o mandato.

O PT conta, ainda, com outro suplente em exercício, trata-se de Nizo Costa, que assumiu cargo na Alece com a solicitação de licença de Moisés Braz (PT), que foi nomeado Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará pelo governador Elmano de Freitas (PT).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria