Salários podem chegar a R$7 mil. Foto: Reprodução
Informações divulgadas pela Folha de São Paulo na manhã desta segunda-feira (22) apontam que o Governo Federal estaria estudando possíveis alterações na lei dos concursos públicos. De acordo com o jornal paulista, o objetivo seria agregar novos métodos de avaliação e seleção dos candidatos. As regras a serem estabelecidas, naturalmente, valerão apenas novos certames, e a perspectiva é que elas sejam replicadas para todas as instâncias da administração pública: União, Estados e municípios.
Entre as alterações que poderão ser realizadas está a de que as bancas organizadores dos concursos possam efetivar outras maneiras de avaliação do candidato, indo além da prova de conhecimentos específicos. Assim, é possível que sejam inseridos testes de habilidade na função, testes físicos quando necessário e testes de competência conduzidos por profissionais habilitados.
Acrescenta-se, ainda, que o texto da lei passaria a prever um treinamento prévio, para que o novo servidor conheça o cotidiano do órgão ao qual fará parte antes de efetivamente assumir o posto.
Pontua-se que já está em processo de debate a implantação de uma nova lei de cotas, que buscará sanar brechas que existem na legislação atual. Assim, vedar-se-á a diferenciação de candidatos com base em questões de sexo, estado civil, origem, deficiência ou idade.

