Foto: Reprodução/ Youtube
O deputado federal José Airton Cirilo (PT) se manifestou sobre bate-boca com o prefeito de Aracati, Bismarck Maia (Podemos), na quinta-feira (11). No dia seguinte ao desentendimento, que ocorreu no Palácio da Abolição e foi presenciado pelo governador Elmano de Freitas (PT), o deputado esclareceu o que motivou a discussão e voltou a atacar o prefeito, o chamando de ‘Bismarck Mala’ e de nazifascista.
“É um nazifascista que nos persegue há muito tempo. Ele vem tentando me desmoralizar. Na época do Camilo [Santana], ele me atacou de forma covarde lá, me chamando de mentiroso. Depois teve outros embates com o filho dele, que é outro mala. Esse clima acaba refletindo em certos eventos”, disse José Airton, em entrevista ao jornalista Jocélio Leite, na sexta (12), durante a agenda do presidente Lula (PT) no Cariri.
José Airton disse ainda que Bismacrk se aproximou de Elmano por oportunismo. “Eles são oportunistas, querem ser governo de qualquer maneira. Não apoiaram o Elmano. Inclusive ele destratou o governador, dizendo que o Elmano que não era capaz, que era desqualificado e não sabia administrar nem uma budega. […] Babam qualquer governo e vieram babar o Elmano”, afirmou.
Embora integrem a base de Elmano no Ceará, Bismarck e José Airton sempre estiveram em lados opostos na política do Litoral Leste cearense. Cirilo foi duas vezes prefeito de Icapuí, município a aproximadamente 55 quilômetros de Aracati. Nas eleições de 2020, ele apoiou o adversário de Bismarck na corrida pela prefeitura de Aracati e acabou derrotado.

