
Foto: Reprodução Câmara dos Deputados.
Dezenove deputados federais do Ceará estão concorrendo ao prêmio de Melhor Parlamentar do Brasil, promovido pelo Congresso em Foco. Entre os nomes aptos, estão o líder do governo na Câmara José Guimarães (PT) e Yuri do Paredão (MDB). O prêmio tem três etapas de avaliação, que consistem na votação popular, a escolha feita por jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e a análise de um júri especializado.
A votação popular, que segue até dia 20 de julho, por meio do site do Congresso em Foco, premiará os dez melhores deputados da Câmara, além dos cinco melhores representantes do Senado. A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer em agosto deste ano, em Brasília.
Para ser indicado, os parlamentares devem cumprir alguns critérios, entre eles estão a não participação em condenações criminais ou por improbidade administrativa, já transitadas em julgado. Também não devem responder a processos por violência doméstica, racismo, homofobia ou crimes contra o Estado Democrático de Direito.
Em busca de ganhar o ‘Oscar da política brasileira’, alguns nomes já iniciaram a campanha entre os eleitores. “Esse reconhecimento é fruto de uma atuação firme, ao lado do presidente Lula, na liderança do governo na Câmara — aprovando projetos importantes para o povo brasileiro e defendendo o Ceará com compromisso e trabalho diário ao lado do governador Elmano”, disse José Guimarães nas redes sociais.
Os deputados também podem ser premiados em outras categorias, escolhidas por juri técnico. Entre elas estão o de ‘Parlamentar Revelação’, ‘Direitos Humanos e Cidadania’, ‘Inovação e Tecnologia’, ‘Incentivo à Cultura’, ‘Acesso à Justiça’, e outras categorias.
Lista de parlamentares cearenses que concorrem ao prêmio
- Yuri do Paredão – MDB
- Robério Monteiro – PDT
- Nelinho Freitas – MDB
- Moses Rodrigues – União
- Mauro Benevides Filho – PDT
- Matheus Noronha – PL
- Luizianne Lins – PT
- Luiz Gastão – PSD
- Leônidas Cristino – PDT
- Júnior Mano – PSB
- José Guimarães – PT
- Fernanda Pessoa – União
- Domingos Neto – PSD
- Dayanne Bittencourt – União
- Danilo Forte – União
- Célio Studart – PSD
- André Figueiredo – PDT
- André Fernandes – PL
- AJ Albuquerque – PP