Foto: Divulgação
Acontece, em Juazeiro do Norte, no final da tarde desta segunda-feira (5) o encontro da federação formada pelos partidos Rede Sustentabilidade e PSOL. Na reunião, que deverá ocorrer em formato remoto, ou seja, por meios virtuais, as siglas irão definir como se portarão no pleito 2024. Tal contexto se dá pela contradição aparente entre as duas legendas, hoje a Rede defende o apoio ao petista Fernando Santana, enquanto o PSOL indicou Germano Lima para concorrer a prefeito da cidade.
O anúncio da posição da Rede Sustentabilidade foi feito ainda em 25 de julho, no mesmo evento que o PT confirmou Maricele Macêdo (MDB) como vice de Fernando Santana. Segundo divulgado, o colegiado que define a postura da federação é composto por cinco membros, sendo 3 da Rede e 2 do PSOL, o que teoricamente garante a manutenção do indicativo feito em 25 de julho. Entretanto, o pré-candidato Germano Lima afirmou recentemente que um dos membros da Rede deve votar com ele, o que traz incertezas sobre o resultado.
Caso se confirme o alinhamento da federação com o candidato do PT, o conjunto de partidos em seu entorno passará para 15, constituindo uma das maiores coligações das eleições municipais de 2024.
Observa-se que hoje já estão com nomes homologados e serão candidatos em Juazeiro do Norte, além de Fernando Santana (PT), o atual gestor, Glêdson Bezerra (Podemos), e a professora Sued Carvalho (UP).

