Foto: Josimar Segundo
Até às 18h de quarta-feira (4), a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte só havia recebido a inscrição de uma chapa para a Eleição da Mesa Diretora, marcada para a próxima segunda-feira (9), após aprovação de requerimento antecipando a eleição.
A chapa registrada é encabeçada pela vereadora Yanny Brenna (PL) candidata ao cargo de presidente da Casa Legislativa. É composta ainda pelos vereadores Raimundo Júnior (MDB) como primeiro vice-presidente, William Bazílio (PMN) segundo vice-presidente, Adauto Araújo (PTB) primeiro secretário, Claudionor Mota (PMN) segundo secretário e Lucas do Horto (MDB) terceiro secretário.
A assessoria jurídica da Casa informou que, seguindo o Regimento Interno, o prazo para o recebimento de inscrições se encerraria cinco dias antes do pleito, ou seja, na quarta-feira (4). A informação foi dada após questionamento do vereador Rafael Cearense (Podemos). O parlamentar disse que esse prazo não foi informado na última terça-feira (3), dia da aprovação do requerimento que marcou a data da eleição. O vereador solicitou, então, que fosse lida a ata da sessão.
O vereador Romão França (PTB) pediu inversão de pauta, o que acabou gerando uma discussão calorosa no Plenário. Os vereadores Janu (Republicanos), David Araújo (PTB) e Lunga (PSB) saíram em defesa de Rafael Cearense e reforçaram o pedido de leitura da ata. Para amenizar as discussões, o presidente Bilinha pediu que os microfones fossem cortados.
Rafael Cearense retomou sua fala e pediu, mais uma vez, a leitura da ata. O parlamentar ainda colocou o mandato em risco ao desafiar que a Casa provasse que a assessoria jurídica estivesse confeccionando as atas das sessões.
Após mais discussões, dessa vez entre os parlamentares citados e o assessor jurídico, Dr. Erivaldo Oliveira, foi encerrado o Pequeno Expediente. Rafael Cearense reafirmou que não é contra a atencipação da eleição, mas é contra a forma como está sendo realizada.
Ata da Sessão
O vereador Janu afirmou ao Site Miséria, que flagrou uma funcionária confeccionando a ata, que segundo ele, seria a solicitada pelo vereador Rafael Cearense. “Isso só reforça o nosso pedido à justiça para que seja suspensa imediatamente essa eleição que todo mundo já sabe que tem um direcionamento para alguém”, disse Janu.
O parlamentar afirmou ainda que vai encaminhar o vídeo que mostra a confecção da ata aos Ministérios Público Estadual e Federal, além da delegacia de Polícia Civil.
B.O. contra Vereadores
Também ao Site Miséria, o assessor jurídico da Câmara, Dr. Erivaldo Oliveira afirmou que as atas são eletrônicas e estão disponíveis no site da Câmara. Ele comentou ainda sobre o episódio em que os vereadores entraram na sala da servidora e registraram as imagens.
Segundo a assessoria jurídica, os parlamentares a intimidaram e poderão ser responsabilizados. A assessoria jurídica, junto com a servidora, farão um Boletim de Ocorrência contra os vereadores David Araújo e Janu.
Dr. Erivaldo Oliveira reafirmou que a eleição ocorre dentro dos trâmites legais.

