Compartilhar
publicidade
publicidade
Lei reconhece quadrilhas juninas como manifestação da cultura nacional
As quadrilhas juninas também se juntam a outras expressões culturais como forró e escolas de samba. 
Maurício Júnior
Foto: Reprodução

Agora é oficial! O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei nº 14.900 que reconhece as quadrilha juninas com manifestação da cultura nacional. A sanção, publicada no Diário Oficial da União, ocorreu nesta segunda-feira (24), data em que é celebrado o Dia de São João.

A lei foi adicionada ao texto sancionado em 2023, no qual já reconhece pratos tradicionais, a fogueira, as apresentações das danças típicas que compõem as festividades, dentre outros festejos juninos. As quadrilhas juninas também se juntam a outras expressões culturais como forró e escolas de samba.

A medida é importante enquanto consolidação dessas festa tradicionais no cenário cultural brasileiro, bem como na atuação delas no incentivo ao turismo cultural e a economia local.

O Ministério do Turismo disse há previsão de que as festas populares mobilizem mais de 21,6 milhões de pessoas, sendo o Nordeste como grande parte do público atraído, região onde a tradição ganha dimensões expressivas.

Entre os festejos juninos mais populares da região nordestina do país destacam-se a Festa de Santo Antônio de Barbalha, São João de Campina Grande, São João de Maracanaú, Festa de São João de Caruaru, e os festejos de São Luís, no Maranhão.

A expectativa da pasta é que a quadra junina impacte a economia local em R$ 700 milhões, onde são espetadas mais de 4 milhões de pessoas em 72 dias de arrasta-pé.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria