Foto: Câmara dos Deputados
Em comunicado distribuído para a imprensa na tarde desta quinta-feira (13), o Palácio do Planalto confirmou que o presidente Lula (PT) reuniu-se com o deputado federal Celso Sabino (UB-PA). No encontro, Lula convidou o parlamentar para assumir o Ministério do Turismo, cargo prontamente aceito por ele. A nomeação deverá ser publicada em Diário Oficial da União nos próximos dias.
A indicação de Sabino põe fim a novela entorno da pasta, e confirma em definitivo a saída de Daniela Carneiro da função. Ela estava no primeiro escalão do governo desde o início da gestão. Lembra-se que nomeação do deputado é esperada há mais de um mês, período em que o União Brasil aumentou a pressão para que a troca no comando do ministério fosse feita.
A futura ex-ministra também é parte dos quadros do União Brasil, todavia, planeja deixar o partido o quanto antes. Daniela deverá migrar para o Republicanos, para isso ela aguarda uma consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a fim de deixar a sigla sem perder o mandato. O marido de Daniela, Waguinho – responsável por negociar a saída da esposa do cargo – também já filiou-se ao Republicanos.
Indica-se que o movimento de troca no comando das pastas é uma ação do governo na tentativa de melhorar a articulação com o Congresso Nacional. O Planalto enseja que a nomeação de sabino, nome de preferência da legenda, seja capaz de garantir maior fidelidade do partido ao governo.

