Foto: Roberto Stuckert Filho
O Partido dos Trabalhadores (PT) e o presidente Lula (PT) planejam conduzir uma articulação junto ao Congresso Nacional para que o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff seja simbolicamente devolvido. Os apontamentos que dão conta desse desejo vieram após o arquivamento, pelo Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF-1), do processo que imputava a Dilma o crime de improbidade administrativa no caso das ‘pedaladas fiscais’, ponto utilizado como justificativa para o impeachment da política em 2016.
De modo prático, o arquivamento do caso pelo TRF-1 inocenta juridicamente a ex-presidente de qualquer conduta que poderia ser vedada por lei no caso em destaque. Diante da situação, o presidente afirmou que ela necessário discutir como “reparar” o caso de Rousseff, classificado pelo chefe do excetivo nacional como golpe.
A presidente do PT, deputada Glesi Hoffman, reforçou a tese apresentada por Lula. Em entrevista à coluna Painel, do Jornal Folha de São Paulo, ela declarou que: “cabe um projeto de resolução nesse sentido com base na decisão do TRF-1, que deixa claro que o impeachment foi uma grande farsa, que a história das pedaladas foi uma armação, literalmente um golpe. A Dilma e a história do Brasil merecem isso”.

