TSE (Reprodução/TSE)
O Supremo Tribunal Federal (STF) enviou nessa quarta-feira (24) a lista de nomes dentro da qual o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), definiu os dois novos membros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e os escolhidos foram os advogados André Ramos Tavares, Floriano de Azevedo Marques. O TSE é a mais alta corte da Justiça Eleitoral.
As vagas que estavam abertas eram destinadas à advocacia, e na lista quádrupla apresentada pelo STF também constava o nome das advogadas Daniela Borges e Edilene Lobo.
Entre os escolhidos, pondera-se que André Ramos já atua na corte eleitoral como ministro substituto, portanto, agora passa para a titularidade. Por sua vez, Floriano Azevedo é alguém bastante próximo do presidente do TSE, ministro Alexandre Moraes. Nessa linha,a indicação de Azevedo é também uma vitória de Moraes, que age para manter a influência dentro do TSE.
Lula tem outras indicações de magistrados para fazer. Por exemplo, o presidente ainda não indicou quem será o novo ministro do STF, já que a corte máxima da justiça brasileira está com uma cadeira vazia desde abril, quando Ricardo Lewandowski chegou aos 75 anos e aposentou-se. O chefe do executivo nacional também tem outros três apontamentos pendentes no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

