Miguel SCHINCARIOL / AFP
O presidente Lula (PT) precisará agregar novos partidos em sua base de sustentação, e pensando nisso ele convocou uma reunião com os líderes do Republicanos e do PP para os próximos dias. O encontro alinha-se com o retorno dos trabalhos do Congresso Nacional, que atualmente está em recesso. Segundo informações veiculadas até o momento, o objetivo do encontro será debater novas mudanças ministeriais, a fim de contemplar os partidos do famoso Centrão.
Em diálogo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Lula teria chegado ao entendimento de não haverá mudança na pasta da Saúde, comandada por Nísia Trindade. O ministério era um desejo antigo do Centrão. Todavia, com exceção desta, outros postos da esplanada podem ser negociados. Lógico que é importante ponderar que o governo não abrirá mão de pastas centrais a administração, como Fazenda, Educação ou Indústria e Comercio.
A reunião em destaque será com os parlamentares Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA), eles lideram as bancadas de seus partidos na Câmara Federal. O presidente só definirá os postos a serem ocupados por essas legendas após esse encontro.
Lembra-se que, além das ascensão ao primeiro escalão da administração federal, o Centrão ainda articula outros postos, como o controle da Caixa Econômica Federal, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

