Bruxelas- (Bélgica) Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou neste domingo (16) a Bruxelas, capital da Bélgica. Foto Ricardo Stuckrt/ PR
O presidente Lula (PT) desembarcou nesse domingo (16) em Bruxelas, capital da Bélgica. O chefe de estado brasileiro viajou acompanhado da primeira-dama, Rosangela da Silva, e participará da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. Segundo os organizadores, a expectativa é que ao menos 60 chefes de estado estejam presentes no evento. As atividades e discussões se darão nesta segunda-feira (17) e amanhã (18).
Lembra-se que a última vez que a cúpula foi realizada foi em 2015, quando a presidente ainda era Dilma Rousseff. Neste ano, a perspectiva da delegação brasileira é levar contribuições nas áreas energética, ambiental, defesa e combate à fome.
Pontua-se que, apesar de não estar na pauta, é possível que sejam debatidos aspectos ligados ao tratado de livre comércio entre os países do bloco europeu e o Mercosul. O Itamaraty afirmou que Lula levará ao bloco a posição do Brasil diante das atuais exigências do conjunto europeu.
Além de participar das reuniões da Celac, Lula cumprirá uma extensa agenda de compromissos, já estão confirmadas reuniões com o rei da Bélgica, Philippe Léopold Louis Marie, e com o primeiro-ministro do país anfitrião, Alexandre De Croo. O chefe do executivo nacional também tem reuniões agendadas com representantes da Áustria e Suécia.

