Foto: Agência Senado
Depois de um período longo de articulação, a ex-senadora Marta Suplicy está com caminho traçado para voltar ao Partido dos Trabalhadores (PT). Marta vinha sendo cotada para ocupar o cargo de vice na chapa encabeçada por Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela prefeitura de São Paulo. E, segundo divulgado nesta manhã (9) por auxiliares da política, depois de longa conversa com o presidente Lula (PT) ela aceitou e será a vice do psolista.
Marta foi filiada ao PT por 33 anos, mas deixou o partido em 2015 para se filiar ao MDB, agremiação pela qual concorreu a prefeitura da capital paulista em 2016. Em 2020 ela optou por apoiar a candidatura de Bruno Covas (PSDB), eleito no 2° turno derrotando exatamente Guilherme Boulos.
Hoje, Marta é secretária de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo na gestão de Ricardo Nunes (MDB). Nunes assumiu a prefeitura em 2021, quando Covas faleceu vítima de câncer. Frisa-se que a política deverá entregar o cargo já nos próximos dias, e será integrada a caravana de Boulos, que está visitando uma série de comunidades.
O apoio de Marta, que foi prefeita da capital entre 2001 e 2004, também era desejado por Ricardo Nunes, já que a política é vista como alguém capaz de agregar capital eleitoral e tem seu histórico políticas públicas importantes como o bilhete único.

